8 de set. de 2008

O Fruto da Irreverência



by Velzi Moreschi

Estou inspirada a escrever, tenho a raiz de minha motivação em um depoimento dado por uma jovem em um desses programas “irreverentes” de TV.
O discurso da tal jovem “segura de si” confiante e consciente de sua “opinião formada” (em geral, s pessoas se orgulham de terem opinião formada a respeito das coisas isso lhes dá a sensação de personalidade forte, marcante), afirmava que não tinha intenções de voto porquê os POLÍTICOS SÃO CORRUPTOS!”
Sua afirmação carregada, com um certo ar arrogante, impeliu aos jovens presentes não só a um pronunciamento conivente como também a expressarem euforia por tal integridade.
Aí pensei!
__Com que base se formou essa opinião se nem idade para entender o voto ela tinha?!
Mais me pareceu um papagaio na forma humana programado a falar:
__ POLÍTICOS são corruptos!
Barulho este que ficou a reverberando na minha cabeça como um martelo martelando.
A verdade é que os jovens em sua maioria, como um espelho,  refletem o universo dos “adultos”, quer seja pela negação ou não. O tal discurso da jovem me pareceu muito distante  de ser uma opinião formada através de seus próprios valores .
Essa jovem com certeza  é o produto final do pensamento de gerações e gerações de jovens irreverentes que lutaram por uma sociedade mais justa com  liberdade de expressão para um mundo melhor e melhores condições de vida para todos, que com o passar do tempo, esse movimento irreverente deu lugar ao padrão de pensamento ao qual pude observar através da jovem, que repetia um dogma sem questionamento que continua motivando pensamentos e ações nem sempre condizentes com as nossas necessidades reais de hoje. Se prestarmos atenção, veremos como é hilário, bastou falar em político que já é baixado o programa corrupção e nós, que há décadas vimos lutando pela liberdade de expressão, pelo respeito a individualidade, hoje generalizamos e discriminamos pessoas boas, com boas intenções,  só porque optaram prestar suas contribuições através da “política”.
Então eu pergunto;
"Antes de as rotularmos de corruptos, não seria mais digno procuramos conhecer melhor  a pessoa por detrás do titulo, sua sinceridade, seus objetivos e sua luta pessoal?"
Toda essa discussão me trouxe à lembrança, as palavras proferidas pela filha do meu Mestre:
___ Não importa o partido do governante, o que importa é se ele tem TAO ou não! E  concluindo disse-me;
__ Se ele tem TAO, vai governar bem!
Ela na época também era jovem, num país estranho com uma língua mais estranha ainda, mas já tinha uma visão política não só amadurecida como muito Sábia.
Ao ouvir suas palavras de sabedoria minha mente silenciou. O turbilhão que a ocupava as idéias padrão de corrupção, política, eleições e que para mim, na época era muito enfadonho, votar insegura, sem vontade, com raiva por ser obrigada a expressar meu voto só para eleger alguém que nem sabia que eu existia e que para o qual eu continuaria a não existindo,  para quem minha vida não fazia a menor diferença mesmo que o mundo caísse sobre minha cabeça.
As palavras daquela jovem, naquele momento,  dizimaram minhas idéias equivocadas a respeito de política como um vírus na memória de meu computador, tudo se apagou, minha revolta, minha insegurança e no lugar do Fruto da Irreverência começaram e germinar novas sementes de Liberdade, Responsabilidade, Respeito, Entendimento e Compreensão. Nasceu  uma mente mais consciente e madura por que entendi a importância de se equilibrar o Sagrado com o Irreverente.
Que tal  na próxima eleição, encara-la com um visão mais imparcial e pessoal relacionada aos seus próprios valores, com uma opinião formada e fortaleça com seu voto os aliados da sua causa pessoal.
Precisamos de amigos aristocratas que lutem por nos, que nos representem e defendam nossos intentos nos Parlamentos para que possamos com a aliança mutuas melhorarmos a qualidade de vida do povo brasileiro.
Precisamos nos unir e lutarmos pela vida e pela saúde em todas as suas expressões na realidade do nosso dia-a-dia.
Por que é muito triste ver pessoas, cidadãos brasileiros, doentes e fracos, consumindo suas vidas e o dinheiro que não tem em  farmácias, drogarias hospitais e postos de saúdes, sustentando a indústria do sofrimento.
Votar pela Vida, pela Saúde, pelo Esporte, pelas Artes Marciais, pela Arte e Cultura no próximo dia 5 de outubro de 2008 é o meu voto, tenho como aliados meus amigos que lutam pela mesma causa, cada qual com sua espada para um Brasil Melhor. "
Quando o homem está certo, o mundo está certo"

Nenhum comentário: