29 de jul. de 2008

Interação

Toda à Natureza interage...
... e nisso se consiste a vida, o crescimento e aprendizado para a evolução não só do homem mas do planeta como um todo. O homem é um ser social e para vencer os intempéries da natureza vem construindo "sua" sociedade através do tempo. Com memoria acumulativa e progressiva, desenvolveu tanto os meios para sua sobrevivência e uma vida melhor, mais "facilitada" que acabou se perdendo no como fazer, esquecendo-se do, o por que, construir um mundo "melhor".
Com o intuito de dominar a natureza, o homem acabou se afastando dela, e hoje, vive em um mundo paralelo. Porém a Natureza independentemente da "evolução" humana, continua sua trajetória " selvagem " em direção ao seu processo evolutivo assim como o planeta onde habitam. Diferentes do homem a natureza, quer seja, animal, vegetal ou mineral, ambos os reinos VIVEM em harmonia e em constante interação. Vivem bem... sabem se "divertir", .... as mães com seus filhotes na primavera..., assim como as borboletas em suas alegres flores...., os pássaros em seus voos planadores...,rasantes.... como os animais marinhos em seus profundos mergulhos refrescantes sob o sol quente do verão.
E o Homem?
O homem?!... ah !... O homem...?
...em sua sociedade construída, assiste a tudo através do mundo que criou! Pois há muito que perdeu sua vital interação.
A natureza sempre Vive em qualquer lugar, urbano, rural ou concreto, porém nosso inteligente homem...
... nosso inteligente homem assiste a vida como mero espectador.
Está tão condicionado a ver e não ser ou fazer que não se dá conta de seu caminho pela vida já traçado previamente por ele mesmo, julga ingenuamente ser livre, com seu utópico livre-arbítrio, considera-se dono de seu destino sem se dar conta do roteiro a ser seguido em suas mãos.
Quando vou à um parque público mal chego e já tem um portão de entrada aberto de tal -a -tal hora para visita ao público ....
Nesse mesmo portão inicia-se o caminho, como um tapete de cimente a ser seguido, devo segui-lo se quiser "ver" o parque, uma reserva " natural" preservada, bem no centro urbano.
Enquanto caminho pela tal trilha permissiva vejo pássaros nas árvores, pequenos animais entre uma planta e outra , outros se banhando em uma queda d'água, usufruindo de um belo jardim fabricado, cercado, vedado ao publico que contenta-se em olhar por de trás da cerca.
Assim como são os passeios ao " ar Livre", a vida hoje, é uma vida contemplativa do mundo e no mundo que o homem mesmo criou. Monotonamente dirigida, cercada por ele para protege-la dele mesmo. assim sendo, você "sabe" onde estacionar seu carro, "sabe" as vias a serem percorridas por que, coincidentemente, sempre há uma seta à sua frente ou um caminho demarcado lhe mostrando a "direção a seguir" ou...
... passamos horas e horas de nosso laser à frente de uma parafernália eletrônica assistindo à filmes rodados em locações naturais e ou radicais, com personagens e protagonistas aventureiros cada vez mais "heróis" porém, quando é a nossa vez de estarmos em meio a natureza, ....

... longe de vivermos as ações de nossos mitos, seguimos a trilha permitida ao publico visitante e contentamo-nos alegremente em contemplar "animais" do outro lado da cerca, pulando de galho-em-galho, voando, se refrescando alegremente sob um cachoeira enquanto batemos foto para postarmos na internet.
Como é legal olharmos essa foto!

Nenhum comentário: